Como se Tornar um Desenvolvedor Web do Zero e Encontrar um Emprego

Saiba mais sobre a nossa jornada personalizada e materiais complementares feitos por especialistas no mercado. Há, também, a possibilidade de iniciar sua jornada no aprendizado de máquina por meio de bootcamp de programação um curso específico na área, como os da Trilha de Programação, oferecidos pela Awari, como Front-End e Back-End. Pode ser argumentado que Java é a linguagem de programação mais utilizada atualmente.

Python é versátil e pode ser usado tanto para desenvolvimento web quanto para outras áreas, como análise de dados e automação. Com uma grande comunidade e uma vasta biblioteca de módulos, aprender Python é benéfico para desenvolver uma base sólida em programação e desfrutar de uma ampla gama de aplicações. Com PHP, é possível realizar conexões com bancos de dados, manipular formulários, gerar conteúdo dinamicamente e muito mais. Oferece a capacidade de criar sites dinâmicos e robustos, além de abrir oportunidades de trabalho em empresas que utilizam essa tecnologia.

Como ser um desenvolvedor de web?

O HTML é responsável pelo conteúdo e estrutura da página da web, enquanto o CSS determina como o documento deverá ser representado visualmente. CSS pode ser usado para adicionar cores, mudar fontes, inserir backgrounds e bordas, também para estilizar formulários. CSS é também utilizado para otimizar páginas da web para um design responsivo, garantindo https://contilnetnoticias.com.br/2023/12/como-escolher-um-bootcamp-de-programacao/ que eles adaptem seu layout para qualquer dispositivo que o usuário esteja. Server-side scripting, ou desenvolvimento backend, se trata de tudo que acontece nos bastidores. O backend é essencialmente a parte de um website que o usuário não vê. É responsável por armazenar e organizar dados, e garantir que tudo no server-side funcione bem.

Por isso, no começo de sua jornada, é fundamental que você aprenda a trabalhar com essas três linguagens de programação. Esta é a parte do desenvolvimento web que lida com o servidor e a base de dados. Os desenvolvedores back-end criam e mantêm a lógica do servidor que permite que o site funcione corretamente, para além da “questão visual”. Eles também gerenciam a base de dados e garantem que todas as informações estejam corretamente armazenadas e acessíveis. Dentro da carreira de desenvolvedor web existem diversas especialidades, como por exemplo front e back-end, sobre as quais falaremos adiante; infraestrutura de sistemas; especialistas em banco de dados, entre outros.

Outras ferramentas de desenvolvimento

Como são profissionais mais generalistas, podem ser procurados por pequenas empresas, com times de TI mais enxutos, até grandes negócios, onde geralmente se especializam em alguma das áreas do desenvolvimento web. Desenvolvedor web ou web developer é o nome mais comum para designar o profissional responsável pela criação de sites e aplicações baseadas em internet. O termo as vezes se funde ou confunde com web designer,  web master ou simplesmente programador. Mas há diferenças entre eles e essas diferenças foram explicadas no post Novas profissões e os novos profissionais de internet. É o trabalho do desenvolvedor frontend programar o frontend de um site ou aplicação; isso é, a parte do website que o usuário vê e interage.

o que faz um desenvolvedor web

Há, ainda, algumas especificidades em relação ao profissional que se especializa no uso de JavaScript, que serve tanto para back-end quanto front-end. Você poderá entender melhor essa questão no texto sobre 5 motivos para fazer um curso de JS. Desenvolvedores web precisam testar constantemente seu código para garantir que esteja funcionando corretamente.

Leave a Comment